Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Olá leitor (a)!

A ortodontia é a especialidade da odontologia responsável por corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos da face. Para realizar a movimentação e entregar um sorriso alinhado, são usados aparelhos ortodônticos, que podem ser do tipo móvel (para pequenas mudanças dentárias) ou fixo (quando a arcada está estabelecida e precisa de um tratamento mais agressivo). Só que, mais do que a questão estética, o processo melhora a qualidade de vida do paciente, já que traz consigo uma série de benefícios.

Por isso, hoje separamos 6 benefícios de fazer seu tratamento ortodôntico! Confira!

Sorriso harmônico

O alinhamento é a vantagem mais conhecida entre as proporcionadas por um tratamento ortodôntico. Com ajuda do aparelho, é possível consertar dentes tortos, encavalados ou espaçados. O resultado é um sorriso harmônico, que não só vai contribuir com a questão estética, mas com a saúde do paciente de forma geral.

Correção da mandíbula

Problemas de oclusão – abertura e fechamento da boca – podem ser solucionados com a ajuda de um aparelho ortodôntico. A finalidade é usar o tratamento para corrigir questões como a sobremordida (dentes superiores cobrem inferiores de maneira exagerada) ou a mordida cruzada (arcada inferior projetada para frente). Com mandíbula e maxilar alinhados, há um maior equilíbrio na hora de comer, falar e muito mais.

Higienização facilitada

Os dentes tortos prejudicam a higiene bucal. Isso porque atrapalham o serviço da escova e do fio dental, o que pode contribuir com o acúmulo de bactérias e a aparição de problemas, como a inflamação gengival. Com o sorriso alinhado, o paciente pode realizar a limpeza de forma mais assertiva, sendo mais fácil prevenir o mau hálito, as cáries e outras doenças orais.

Fim de desconfortos musculares

Dentes mal posicionados e problemas de oclusão podem desencadear uma série de desconfortos, como problemas na ATM (articulação que liga a mandíbula ao crânio) e dores de cabeça, no pescoço, de ouvido, nos ombros e até nas costas. Uma vez que o aparelho ortodôntico alinhar o sorriso, esses incômodos desaparecem.

Melhor dicção e respiração

A posição dos dentes está diretamente ligada à dicção e à respiração. Logo, quando uma pessoa apresenta problemas no alinhamento, esses pontos podem ser afetados. O aparelho ortodôntico é a solução que corrige o sorriso e, consequentemente, melhora a qualidade de vida do paciente.

Autoestima

Não é incomum que as pessoas que possuem dentes tortos escondam a boca por vergonha. O sorriso alinhado, por sua vez, pode trazer de volta a autoestima do paciente, contribuindo de forma geral com sua vida social e profissional.

Quer saber mais?

Agende na aba HOME do nosso site ou fale conosco em nossos contatos!

Aguardamos sua visita ao nosso Especialista!