Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>
As franquias são alternativas seguras de investimento, por possuírem diferenciais como produtos ou serviços já conhecidos e testados, além de experiências acumuladas, marca conhecida e com credibilidade, treinamento de seu pessoal, publicidade e propaganda com suporte do franqueador. De acordo com dados do Sebrae, no Brasil, em um período de cinco anos, 80% dos negócios que foram abertos de forma independente fecharam. Com relação às franquias, esse número cai para 15%. Segundo a entidade, o risco da franquia é bastante reduzido, pelo fato de o negócio já ser consolidado. Se o maior patrimônio de uma empresa é a marca, para quem tem vontade de ter o próprio negócio e dispõe de um bom capital, abrir uma franquia pode ser uma boa opção.


O número de franquias instaladas no país chegou a mais de 104 mil, em 2012, enquanto no ano anterior eram cerca de 93 mil unidades. A quantidade de redes também cresceu, saltando de 2 mil marcas para 2,4 mil, o que representa um aumento de 19,4%. De acordo com estudo realizado pela ABF, o setor gerou mais de 103 mil novos empregos diretos em 2012, com crescimento de 12,3% em relação a 2011. Para Cláudio Diogo, especialista em vendas e consumo, muitos empresários estão animados com o bom momento do mercado, mas precisam tomar alguns cuidados antes de abrir uma franquia.


“Vejo muita gente entre franqueadores e franqueados que não sabem da onde vem, onde estão e para aonde vão. Ou seja, não são norteados por um planejamento estratégico”, explica. “É comum encontrarmos franqueados de perfil muito empreendedor que gostam de criar e implantar novidades que podem até ser interessantes, mas que acabam por descaracterizar o perfil da franquia”, conta. Seguindo esta linha, o especialista em franquias, varejo e educação corporativa Adir Ribeiro, afirma que adquirir uma franquia é uma tarefa árdua de pesquisa e decisão. Ribeiro destaca que todo franqueado deve possuir seis características básicas: afinidade com o produto e marca; vontade de empreender; capacidade financeira; habilidade de lidar com as pessoas; dedicação integral ou parcial ao negócio; e capacidade de seguir regras.


“Ter em mente o que se deseja com maior clareza e saber os seus objetivos de vida são fundamentais nesse processo. Atualmente está complicado definir um perfil único para operar uma franquia, por isso, o autoconhecimento se torna fundamental como base e início para avaliação.”