Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

O período exige cuidados especiais já que as alterações hormonais aumentam as chances de inflamação na gengiva.

Ter dentes perfeitos é muito mais importante do que você possa imaginar, além da questão estética, a saúde pode ser comprometida pela falta do uso de aparelho dentário. O correto posicionamento dos dentes, permite uma boa mastigação, respiração e deglutição, funções vitais para o ser humano. Aliado a isto, a preocupação com a estética nunca esteve tão em alta.

  

Estes fatores têm contribuído para o uso do aparelho dentário em várias faixas etárias, aumentando assim, o interesse pelo tratamento. Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista. Os pacientes adultos estão cada vez mais procurando o bem estar da saúde bucal própria e de seus filhos, cerca de 70% das pessoas que procuram ortodontista para colocar aparelho no dente são adultos, é utópico pensar que só as crianças e adolescentes aderem ao uso dos aparelhos para a correção dos dentes.


A função do aparelho dentário é corrigir a posição dos dentes pra fins de estética ou de mastigação. O aparelho dentário pode ser aparelho fixo ou aparelho móvel, dependendo da avaliação do ortodontista. O aparelho móvel é  indicado para pequenos movimentos dentários e para quem ainda está em fase de crescimento, onde pode ser aproveitado. Já o aparelho fixo, composto de bráquetes colados aos dentes, é indicado quando é necessária uma movimentação maior dos dentes tridimensionalmente.


Na cultura popular, o aparelho dentário é visto, geralmente, como algo fora dos padrões de beleza, porém isso vem mudando, existem modelos de aparelhos que não chamam tanto a atenção como o metálico. Há um número crescente de adultos usando aparelhos ortodônticos, até mesmo celebridades passaram a usá-los nessa fase, influenciando a forma de pensar das pessoas.


Hoje, os pacientes adultos podem contar com o uso de um aparelho fixo bastante eficiente e quase invisível, chamado aparelho fixo transparente. Há cerca de 20 anos iniciou-se a busca por um aparelho fixo que possuísse um aspecto mais agradável. No início, foram fabricados os braquetes (peças que se fixam aos dentes) de plástico, que logo caíram em desuso por se deformarem facilmente e sofrerem escurecimento. Depois, a indústria de materiais ortodônticos adotou a cerâmica como principal constituinte do aparelho fixo estético, já que esse material resiste melhor às forças produzidas pelo fio e é mais resistente às manchas.


Quando necessário, não colocar aparelho no dente pode trazer malefícios para saúde que a própria população desconhece como: dor de cabeça, problemas digestivos,dificuldade de higiene e futura perda dentária. Quando um tratamento ortodôntico é indicado e a pessoa não utiliza o aparelho para correção de uma mal oclusão, alguns problemas poderão se agravar. Em um paciente que tem interferência oclusal, prematuramente ou de forma incorreta, este trauma poderá iniciar um problema gengival, ou uma recessão gengival, expondo assim uma parte do cemento dentário (tecido dentário que cobre e protege a raiz do dente). Esse tipo de problema pode gerar dor ao paciente causado por agentes físicos como água gelada ou chá quente, ou quando bate um ar no dente e criar dor. Também poderá ter mais futuramente uma perda óssea localizada gerada pelo trauma dentário ou trauma oclusal, se este trauma persistir, poderá ocasionar uma perda óssea mais generalizada causando mobilidade dentária e até a perda do elemento dentário. O tipo de trauma oclusal, dependendo de fatores como estresse, ansiedade potencializado com um bruxismo ou apertamento dentário, gerará, problema na Articulação Têmporo Mandibular (ATM), ou seja, que liga os ossos da mandíbula a cabeça.


Fonte: