Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Quem acredita que um dentista ou um médico não pode ser também um empreendedor tem uma ideia errada sobre empreendedorismo. Empreender é para todos, basta querer, sonhar com o negócio já pronto, planejar e executar. Foi mais ou menos esse caminho que o dentista Dr. Faisal Ismail trilhou ao fundar a marca Ortoplan, uma das principais redes de franquias de odontologia em atividade no Brasil. A marca idealizada pelo Dr. Ismail atende a todas as disciplinas da odontologia em unidades convencionais e também em microfranquia e fechou o ano de 2014 com 50 unidades franqueadas.


A Ortoplan, que já atendeu a mais de 1,5 milhão de pacientes, foi reconhecida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) com o conceito de franquia destaque entre 2009 a 2012 e o selo na categoria pleno, em 2013 e 2014, ao completar 16 anos de atividades. E o Dr. Ismail revela que toda essa trajetória foi construída como se lapidasse um diamante, envolvendo-se com o negócio de forma completamente profissional.


A vocação para ser dentista apareceu cedo na vida do Dr. Faisal Ismail, entretanto a necessidade de empreender veio antes disso ainda. Ismail nasceu em Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo, e cresceu em Foz do Iguaçu, no Paraná. Os pais dele são descendentes de libaneses que vieram tentar uma vida melhor no Brasil. No Paraná, eles se estabeleceram como comerciantes. E Ismail, desde pequeno, aprendeu a negociar trabalhando no comércio da família junto com seus irmãos.


Dr. Faisal Ismail


Quando Ismail é aprovado no vestibular para odontologia em outra cidade, os problemas financeiros começaram, pois os pais dele não tinham condições de sustentar os estudos e sua vida em outra cidade. Diante dessa situação, Ismail recorre as suas habilidades de vendedor e começa a vender livros e materiais de odontologia dentro e fora da faculdade. Além disso, trabalha como recenseador do IBGE e como mensageiro de hotel para conseguir se formar. E mesmo com dificuldades, segue firme em busca de seu objetivo maior de tornar-se dentista.


Quando Ismail conclui a faculdade, ele começa a atender como dentista em clínicas de terceiros. E segue buscando conhecimentos profissionais, porém nas áreas de administração e negócios. Em 1995, em uma viagem ao exterior, ele conhece o modelo de trabalho americano e canadense, que realiza multiatendimentos com especialidades, otimização de espaço e tempo. E percebe que tudo isso é realizado sem perder a qualidade, mas reconhece que essa estrutura seria muito difícil de ser implantada no Brasil, por causa da cultura organizacional do dentista brasileiro. “Infelizmente, 99% dos cursos de graduação não contam com disciplinas de gestão e o marketing parece ser um monstro de sete cabeças para alguns órgãos da classe odontológica”, diz o Dr. Ismail. Apesar disso, ele continua pensando em desenvolver o modelo de negócios observado no exterior aqui no Brasil.


Após quatro anos atuando como dentista, em 1998, Dr. Ismail conhece outro dentista, o Dr. Alessandro Schwertner, que trilhava um caminho parecido com o dele. Ismail e Schwertner decidem, então, se unir para fundar a Ortoplan, já pensando em crescer por meio do franchising. Dr. Ismail conta que, nessa época, ele percebeu que vinham acontecendo alguns movimentos diferentes no setor como, por exemplo, a ascensão do número de planos odontológicos, as mudanças da legislação vigente para fortalecer este caminho no Brasil e o aumento no número de dentistas no País, que hoje são mais de 260 mil dentistas.


Fachada Ortoplan


E todo esse cenário contribuiu para que Ismail conseguisse colocar seu plano em prática. Para estruturar o negócio, os sócios buscaram apoio de consultores especializados na área e executaram todos os cuidados necessários antes de começar a franquear a marca. Ismail recorda que nessa época de formatação do negócio para o franchising, ele e seu sócio estavam tão interessados em buscar o melhor para a empresa, por isso contrataram os profissionais mais respeitados do mercado para auxiliarem a organizar e montar todos os processos que uma franqueadora deve ter para replicar o know how aos seus futuros franqueados.


A decisão foi sábia, pois Dr. Ismail afirma que tem a convicção de que o envolvimento e engajamento dos colaboradores foram fundamentais para o fortalecimento e organização do plano de expansão da Ortoplan. “Não deixaria jamais de citar nossos franqueados, que são o oxigênio de nossa estrutura”, enfatiza. Os franqueados da marca, conta Dr. Ismail, ajudam com ideias, críticas construtivas e sugestões a todo o momento pelo sistema integrado de gestão compartilhada da rede.


Dr. Ismail acredita que para concretizar o desejo empreendedor de fundar a Ortoplan, primeiramente, ele sonhou muito com isso, depois planejou e executou o projeto junto com pessoas competentes que amam o que fazem em benefício de um coletivo. “Sempre vai dar certo se você acreditar”, destaca. Dr. Ismail segue sonhando e planejando o futuro. Agora pensa em tornar a Ortoplan uma das três maiores redes de franquias do Brasil em 24 meses. Até o momento, a ideia se torna realidade em um ritmo rápido. São 200 cidades com população superior a 100 mil habitantes com estudo de viabilidade para abertura de unidades maiores, com mais de três consultórios, e 500 cidades ideais para a instalação de microfranquias, que são aquelas com menos de 100 mil habitantes.


O plano de Ismail é crescer mais no sul do País, que é a região onde tudo começou. “Somente no Paraná, em 2015, queremos chegar a 25 clínicas. Hoje, temos 10. Em Santa Catarina, queremos abrir pelo menos seis unidades e, no Rio Grande do Sul, pelo menos sete”, calcula. O modelo de negócio da Ortoplan é baseado na parceria entre investidores e dentistas. “Acreditamos nesse modelo de parceria, pois tem dado muito certo”, diz o Dr. Ismail. O empreendedor dentista afirma que tem certeza que alcançará os resultados de seus projetos ambiciosos, porém palpáveis, porque nunca deixa de trabalhar mentalmente e também na prática para eles acontecerem.


Fonte: http://empreendedor.com.br/perfil/faisal-ismail/