Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

O ranger dos dentes durante o sono e o desgaste da articulação da mandíbula são alguns dos sintomas do bruxismo, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 15% das crianças em todo o mundo. A maioria das pessoas se dá conta que sofre desse mal apenas quando alguém comenta o barulho que fazem durante enquanto dormem. 


O estresse e a ansiedade são algumas das causas do bruxismo, que também pode ser associado à falta de atividades físicas, principalmente nas crianças e adolescentes. “Por conta das mudanças de hábitos que aconteceram nos últimos anos, as crianças acumulam muita energia, pois praticam menos atividades físicas. O ranger dos dentes durante a noite é uma forma de o organismo gastar a energia que foi acumulada durante o dia”, explica a odontopediatra, Susane Nery. 


Além do desgaste e ranger dos dentes, a dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária. 


Outros sintomas comuns do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dores nos músculos da face e alterações do sono. “A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra”, explica. 


O tratamento do bruxismo muda de acordo com as causas do problema. Ao examinar o paciente, e fazer alguns questionamentos o dentista receita o tratamento mais adequado. “Geralmente o tratamento é feito com ansiolíticos, que são medicamentos utilizados para diminuir a ansiedade. Também é recomendável utilizar uma placa de acrílico na boca durante o sono, ela serve para evitar o desgaste dos dentes”, afirma Susane Nery.


 Alguns cuidados podem ser fundamentais para evitar os transtornos causados pelo bruxismo. A odontopediatra explica que é fundamental consultar o dentista com regularidade. “Também recomendamos que o paciente, principalmente as crianças, evitem mascar chiclete, e morder objetos duros, como canetas, por exemplo”, explica. Praticar atividades físicas também é importante para evitar os casos de bruxismo.


 “A prática de atividade física ajuda o organismo a controlar o estresse e a gastar a energia acumulada. Por isso é fundamental que os pais incentivem as crianças a praticar atividades físicas regularmente”, explica Susane Nery.


Fonte:  http://www.portalodia.com/noticias/saude/falta-de-atividade-fisica-e-uma-das-principais-causas-de-bruxismo-237629.html