Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) mostrou um crescimento de 8,3% no número de franquias no país em 2016. Os setores que mais cresceram foram os de saúde, beleza e bem-estar, serviços automotivos; moda e alimentação. Com a crise, o número de novos contratos aumentou, e o interior de São Paulo foi uma das regiões com a taxa de crescimento mais significativa.

“Na época difícil, todo mundo começa a buscar novos mercados, novas opções. E o mercado do interior, especialmente do interior de São Paulo, é extremamente rico e promissor”, ressalta o diretor regional da ABF em Campinas (SP), Ricardo Alves.

O destaque para o interior ocorre porque muitas marcas eram encontradas só na capital paulista. "Na época difícil, todo mundo começa a buscar novos mercados, novas opções".

Alves explica que o setor de franquias se desenvolve mais porque as pessoas buscam negócios mais seguros para investir, para não arriscar diante da crise. Tanto que o perfil dos empreendedores envolve pessoas com idade avançada, desempregadas, que têm dificuldade de conseguir uma recolocação no mercado.

O assunto foi tema do quadro "Sua Chance" exibido na EPTV, afiliada da TV Globo, nesta segunda-feira (6). [Veja a reportagem no vídeo acima]

Cuidados
Apesar de ser uma opção considerada promissora, o mercado das franquias ainda exige alguns cuidados. Para o consultor de negócios e professor da Fundaçãqo Getúlio Vargas Alcidinei Sentalin, a principal dica para aqueles que pensam em adquirir uma franquia é a informação: prestar atenção na apresentação feita pela empresa, o plano de negócios da franquia e os dados da circular de oferta do investimento.

"Tem que ser tratado como um negócio, uma oportunidade, uma chance, e nunca como modismo. Então, não é porque a franquia está crescendo que todas as franquias vão se dar bem."


O retorno do investimento, em geral, demora entre 18 e 24 meses, segundo o consultor, e, por isso, o empreendedor precisa considerar a afinidade que tem com o negócio escolhido. Conversar com outros franqueados do mesmo empreendimento também é uma dica valiosa.

“Pesquise com os franqueados, com os ex-franqueados, as razões pelas quais eles abdicaram da marca. Busque o conhecimento com eles”, orienta.

Foram esses os passos seguidos pela franqueada Renata Arantes, que, depois de muita pesquisa, investiu em uma franquia voltada para alimentação saudável junto com a irmã.

“Já era um sonho, e hoje ele é realizado”. A dica que ela deixa é para que os interessados planejem. “É planejar bastante, investir bastante e crescer”.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/concursos-e-emprego/noticia/2017/03/interior-de-sao-paulo-tem-cenario-promissor-para-mercado-de-franquias.html