Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

A saúde dentária tem um impacto relevante na confiança e autoestima de todos nós. Um sorriso pode dizer muito sobre uma pessoa, por isso não deixe que a sua personalidade permaneça escondida

São várias as situações que levam a uma saúde dentária problemática, mesmo que se cumpram com todas as indicações dos médicos dentistas: as tão famosas cáries, mas também condições hereditárias que prejudiquem o estado das gengivas, diabetes, falhas congénitas ou mesmo traumas podem levar à perda de tecido de suporte das gengivas e consequente perda de dentição. Mas esse não tem de ser o desfecho da saúde dos seus dentes - e o fim dos seus sorrisos.

A inovação tecnológica aplicada à área da odontologia deu origem a enormes avanços em décadas recentes e, felizmente, existem soluções para a maioria dos casos de perda dentária, nomeadamente o recurso a próteses dentárias. Existe, contudo, um período de habituação ao uso destas próteses, que carece de alguma paciência para que as mesmas se tornem num complemento natural e não intrusivo. Nos primeiros dias de utilização de uma prótese dentária removível, é natural sentir alguma dificuldade, mas seguindo algumas dicas, a transição pode ser mais tranquila.


Pequenas ajudas para quem vai começar a usar uma prótese dentária
Acompanhamento

Opte por comer alimentos moles nos primeiros dias, tais como peixe, legumes ou ovos cozidos, de preferência cortados em pedaços pequenos para facilitar a mastigação. Se, quando estiver a falar, a prótese parecer querer deslocar-se, fale um pouco mais devagar e morda suavemente, engolindo em seco. Com o tempo, estas dificuldades iniciais irão tornar-se menos evidentes, uma vez que os ossos que estão por baixo das gengivas se vão retrair e adaptar-se ao "novo" formato da sua boca.

Para além destas pequenas formas de melhorar a sua adaptação à prótese dentária removível, é aconselhável o uso de um produto de fixação, como por exemplo o fixativo Corega. Usar um fixativo ajuda não só a manter a prótese segura e bem colocada, mas também aumenta a força da mordida e previne a entrada de alimentos entre a prótese e a gengiva. A Corega disponibiliza vários tipos de fixativo para próteses dentárias, pelo que deve aconselhar-se com o seu médico dentista ou farmacêutico sobre qual o mais aconselhado.

As visitas ao médico dentista são, aliás, uma parte importante da vida com prótese dentária removível, uma vez que o acompanhamento regular previne o aparecimento de infeções nas gengivas, assim como assegura que a prótese se mantém ajustada. O médico dentista ou o seu farmacêutico, são os especialistas indicados para aconselhar sobre os métodos de limpeza a utilizar, devendo sempre optar pelo uso diário de produtos específicos para próteses, tais como os da gama Corega, que foram especificamente criados para garantir a limpeza profunda da sua prótese, sem danificar a sua superfície e garantindo a eliminação de bactérias causadoras de mau hálito que se alojam nas zonas porosas e de difícil acesso.

Fonte: DN Portugal