Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

A internacionalização das empresas brasileiras cresceu 1,6% em 2013 (de 21,3% para 22,9%), segundo levantamento elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC), considerada uma das melhores escolas de negócios da América Latina. O estudo, que levou em conta 66 empresas com operações internacionais, seja através de subsidiárias ou franquias, mostrou que a construtora Norberto Odebrecht aparece em primeiro lugar no ranking, com índice de transnacionalidade de 0,549. Em segundo lugar, ficou a siderúrgica Gerdau, com índice de 0,547.


“Há muito tempo a empresa vem focando sua estratégia no exterior, desde a década de 1970, e não se rende a dificuldades econômicas. Não é uma surpresa ter sido a primeira no ranking”, disse o professor Sherban Leonardo Cretoiu, do núcleo de estratégia e negócios internacionais da FDC. O ranking representa apenas uma amostra de multinacionais brasileiras, que concordaram em participar da pesquisa. O levantamento é feito anualmente e leva em consideração os dados de ativos, receitas e funcionários dessas companhias no exterior.


De acordo com o professor Sherban, o baixo crescimento da economia brasileira no ano passado, e neste ano, elevou a expectativa das empresas com suas operações no exterior. De acordo com o especialista, as companhias esperam, por exemplo, vendas maiores lá fora, e margens de lucro melhores, equilibrando a receita com o desempenho mais fraco por aqui. 


“É natural que com a economia mais lenta, a expectativa com o exterior fique mais positiva entre aquelas empresas que já atuam em outros países. Aqui, há muitos empresários em clima de expectativa com o País, especialmente com o que virá depois da eleição”, salientou Sherban.


O especialista lembra, entretanto, que o Brasil é o principal mercado dessas companhias e que o baixo crescimento econômico não é o fator determinante para que elas busquem novos mercados no exterior. Segundo ele, as companhias também estão interessadas em ganhar competitividade, quando cruzam as fronteiras, conhecendo novos processos de gestão e incorporando novas tecnologias. “O baixo crescimento da economia é apenas um dos fatores que levam as empresas a reforçar ou iniciar operações no exterior. Há fatores que vão além do campo financeiro, como ganho de competitividade.”


O levantamento mostrou que 65,1% das empresas pretendem expandir suas operações nos mercados em que já atuam no exterior. Outras 44,4% planejam entrar em novos países em 2014, números que vêm se repetindo nos levantamentos anteriores. Por enquanto, a pesquisa não mostrou intenção dos empresários de reforçar investimentos na Europa, mostrou a pesquisa. No ano passado, a Turquia ainda apareceu no radar das empresas, mas neste ano nenhum país europeu foi citado. O levantamento mostrou intenção de aumentar operações em países latino-americanos que apresentam crescimento econômico expressivo, como a Colômbia, por exemplo.


A América do Sul lidera com 75,8% das multinacionais brasileiras com presença física na região, seguida da América do Norte (66,7%) e Europa (54,6%). Os Estados Unidos e a Argentina são os países onde essas empresas têm maior presença. Entre as 66 organizações do levantamento, 39 possuem operações nos EUA e 33 na Argentina. Mas a Argentina foi o país que mais perdeu empresas brasileiras (cinco) no ano passado, o que pode ser atribuído aos problemas políticos e econômicos.


Gerdau e Artecola estão entre as 10 nacionais do ranking


As gaúchas Gerdau e Artecola figuram na lista da Fundação Dom Cabral que aponta as 10 principais organizações brasileiras com presença no exterior. Odebrecht é, atualmente, a empresa mais internacionalizada do País. 


Outras empresas que completam a listagem são Intercement, Stefanini, Metalfrio, Magnesita, Marfrig, JBS e Ibope. O estudo aponta ainda as cinco principais franquias internacionalizadas: Localiza, Mundo Verde, Depyl Action, Chilli Beans e Datelli. 


Os países preferidos para receber os investimentos das empresas brasileiras continuam sendo os Estados Unidos e Argentina. Uruguai, Chile, Colômbia, Peru e México aparecem em seguida na pesquisa. 


A sétima posição é ocupada pela China, que é o primeiro país fora das Américas. Os primeiros países europeus a aparecerem na listagem são Portugal e Reino Unido, que ocupam a nona e 11ª posição, respectivamente. Entre as empresas com faturamento até R$ 1 bilhão, a Metalfrio lidera o ranking. Em seguida, aparecem Artecola, Ibope, Sabó e DMS Logística. 


Sherban Cretoiu, pesquisador responsável pelo ranking, afirma que, independentemente do tamanho das companhias, a pesquisa tenta captar a relevância da internacionalização para as companhias. “Temos visto um crescimento da importância da internacionalização na estratégia e na gestão das empresas”, afirma Cretoiu. 


Por outro lado, Aldemir Drummond, professor da FDC, afirma que o movimento de internacionalização das empresas brasileiras ainda é tímido. “Somos um dos países que mais recebem investimentos estrangeiros, mas os investimentos brasileiros no exterior não condizem com o tamanho da economia brasileira”, disse.


Multinacionais querem investir mais lá fora, aponta FDC


As multinacionais brasileiras estão dispostas a aumentar os investimentos no exterior, revela estudo do Núcleo de Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral (FDC). Segundo o levantamento, 65,1% das 66 empresas consultadas planejam uma expansão nos mercados em que atuam. Apenas 6% projetam uma retração.


Também há um número significativo de empresas que pretendem investir em novos países: 44,4% delas disseram planejar atuar em novos mercados, enquanto os demais 55,6% não seguem esses mesmos planos. Lívia Barakat, pesquisadora da FDC, disse em apresentação dos números que isso se dá mesmo com uma queda na margem de lucro no exterior em 2013. Ela explicou que as empresas continuam, de modo geral, satisfeitas com a atuação internacional. Isso porque muitas delas esperavam que a crise externa fosse prejudicar os resultados ainda mais.


Fonte: http://www.informabrasil.com.br/preview_news_integra.php?materia=1803134&identd=1039&idusri=6382