Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

A Rede de Clínicas Odontológicas ORTOPLAN apoia a campanha Julho Laranja que foi criada com a finalidade de sensibilizar através de informações o Brasil sobre os cuidados que todos devemos ter com as nossas crianças, relaciona ao tratamento ortodôntico precoce e também a prevenção de problemas de oclusão dentária.

O público alvo é crianças, pré adolescentes e adolescentes, que não tiveram acesso a tratamentos odontológicos.

Segundo nossos Especialistas em Odontopediatria, a primeira visita ao dentista deve ser ainda enquanto bebê, mesmo antes do surgimento do primeiro dente, pois as orientações de higienização da cavidade oral, devem ser passadas aos pais ou responsáveis para evitar o desenvolvimento de cáries e outras doenças que acometem a boca.

Sobre esse tema a Rede ORTOPLAN desenvolveu o  guia “Pré Natal Odontológico” com orientações específicas, mas ainda na primeira infância, antes da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, o especialista em o odontopediatria deve realizar o diagnóstico de má oclusão, e o uso do aparelho ortodôntico pode ser necessário nesses casos.

A má oclusão pode ser tratada com antecedência, assim melhorando os resultados futuros, evitando assim o crescimento inadequado dos ossos e dos músculos da face, deglutição atípica e interposição inadequada da língua.

Um artigo cientifico publicado em 2010 mostra que apenas 14,83% das crianças eram portadoras de oclusão normal, enquanto 85,17% possuíam algum tipo de alteração oclusal, sendo 57,24% portadoras de má oclusão de Classe I; 21,73%, de Classe II e 6,2%, de Classe III.

Foi observado também que a mordida cruzada atinge 19,58% das crianças, sendo 10,41%, na região anterior e 9,17% na posterior; de sobremordida profunda em 18,09%; e de mordida aberta em 15,85%. Cárie e/ou perdas dentárias estavam presentes em 52,97% das crianças.

Nesse artigo mostra a necessidade de intervenção ortodôntica preventiva em 72,34% das crianças examinadas.

Em resumo a pesquisa mostra que em média 73% dos casos poderiam ter sido tratados com a ortodontia preventiva, sendo assim, movimentamos nossos profissionais ortodontistas e os cirurgiões dentistas, focar na prevenção do desenvolvimento da oclusão.

Vejam, existem outros fatores que devemos tratar a correção dentária, não trata se apenas de estética, mas sim de problemas com a saúde e bem-estar.

Estamos falando de outros distúrbios causados, como:  Apneia do Sono

Neste caso, o especialista em ortodontia estará atuando no auxilio e tratamento do distúrbio do sono e da respiração oral.

Irregularidades como essa afetam diretamente o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

Faça uma análise e observe de seu filho está com sonolência diurna, falta de concentração, baixo rendimento escolar ou estresse. Alguns desses sintomas podem ser confundidos com a Síndrome do Déficit de Atenção, levando a criança a passar por um tratamento equivocado.

Aparelhos ortopédicos, por exemplo, podem tratar a apneia obstrutiva do sono e seus sintomas de forma simples, econômica e sem efeitos colaterais, sem colocar a saúde da criança em risco.

Nessa campanha também buscamos promover a autoestima e bem-estar emocional, pois além da saúde bucal, é essencial à saúde integral.

O Bullying entre as crianças e adolescentes pode acontecer devido os problemas bucais como espaços exagerados entre os dentes, ausência ou má oclusão, causando consequências negativas e contribuindo diretamente no emocional levando ao isolamento, baixo rendimento escolar, desanimo, crises de ansiedade entre outros.

É fundamental que as crianças façam as consultas regularmente ao dentista e também com o especialista em ortodontia. Em nossas clínicas Odontológicas sempre ressaltamos com os pais a importância da criança se sentir confortável e segura durante a consulta, por isso todas as nossas clínicas são equipadas e preparadas para receber as crianças, pré-adolescentes e adolescentes criando um ambiente confiável, seguro, assim poderão se sentir familiarizados com profissional.

Nos dias de atendimento consideramos criar um ambiente decorativo e lúdico voltado ao mundo da criança, e nossos profissionais usam uniformes mais coloridos com intuito de quebrar o medo do branco.

 

#prevencaoortodontica #julhoortoplanlaranja #tratamentoortodontico #odontopediatria #preadolescentes #adolescentes #odontologia #ortoplan #odontopediatriaortoplan #